Publicado em 22 de Dezembro de 2021. | Atualizado em 22 de Dezembro de 2021.
Por: Redação Fortuna Contábil.

Imposto de Renda: Posso fazer sozinho ou devo procurar um Contador?

Imposto de Renda Posso fazer sozinho ou devo procurar um Contador

Apesar de ser uma tarefa complicada ou até mesmo cansativa para muitas pessoas, sim, você pode fazer sua declaração do Imposto de Renda sozinho, porém é importante estar ciente do que muda no Imposto de Renda 2022 e quais são as possíveis consequências de realizar sua declaração de forma incorreta.

Tanto para a Declaração Simples, quando para a Declaração Completa, o contribuinte deve preencher toda a declaração normalmente, sendo que ao final poderá consultar na aba “Opção de Tributação” qual será mais vantajosa.

Confira a diferença:

A Declaração Simples é indicada para os contribuintes que tiveram poucos gastos durante o ano calendário. Nessa versão os valores dos rendimentos que são tributados têm uma dedução de 20%, com um teto de R$16.754,34.

Já a Declaração Completa é indicada para os contribuintes que tiveram muitos gastos durante o ano calendário, pois o valor da dedução ou restituição poderá ser maior do que na versão simplificada. Nesse caso o contribuinte deve anexar os comprovantes, como recibos e notas fiscais e ainda deverá mantê-los guardados pelo período de 5 anos.

Antes de saber o que deve ser declarado, você deve verificar se é isento ou precisa realizar a declaração. O Imposto de Renda 2022 teve reajuste na sua tabela e você pode conferir a nova tabela em nosso artigo o que muda no Imposto de Renda 2022.

Agora que já sabe se está ou não enquadrado é importante não se esquecer dos itens obrigatórios para a declaração do Imposto de Renda 2022, então vamos para a lista:

  • Todas as fontes de renda – Seja salário, receita por prestação de serviço, aposentadoria, lucro ou prolabore de sua empresa, você deve declarar toda e qualquer fonte de renda. Caso haja dúvidas, o que foi recebido de outras pessoas físicas, como pensão ou aluguéis por exemplo, também deve ser declarado.
  • Todos os seus rendimentos – Você deve declarar todos os rendimentos que deve através de aplicação financeira, inclusive aquelas sob a qual não se aplica o Imposto de Renda, como no caso da poupança por exemplo.
  • Rendimento Recebidos Acumuladamente (RRA) – Implantado no Imposto de Renda 2021, nesse campo o contribuinte deve declarar todo valor que tenha recebido de forma acumulado, como valores de ações judiciais, salários, pensões ou aposentadoria.
  • Pagamentos feitos a outras Pessoas Físicas – Devemos declarar todos os pagamentos realizados diretamente a outra pessoa física, nesse caso se enquadram a pensão alimentícia, aluguéis, pagamentos por serviços prestados por profissionais autônomos, instruções e até mesmo o arrendamento rural.
  • Pagamentos feitos a Pessoas Jurídicas – Nesse caso, devemos declarar apenas os pagamentos realizados a pessoas jurídicas que são dedutíveis do Imposto de Renda.
  • Doações – Doações feitas a pessoas físicas, jurídicas, entidades e partidos políticos também devem constar em sua declaração.

Além dos campos obrigatórios citados acima, é de sua importância que preencha corretamente todos os valores que podem ser abatidos do seu Imposto de Renda.

Todos os gastos relacionados a pensão, previdência privada, saúde, educação, e dependentes podem ser deduzidos do Imposto de Renda. No caso da saúde todos as despesas, inclusive fora do país, podem ser abatidas.

Falamos sobre os pontos principais para que consiga fazer sua declaração da forma correta. Vale lembrar que a declaração feita de forma errada pode levar da retificação da declaração a multas.

Caso ainda tenha dúvidas os artigos “Imposto de Renda 2022” e “O que muda no Imposto de Renda 2022” podem esclarecer ainda mais o assunto para você.

Além disso, vale a pena conferir quais são as 5 Vantagens de ter um contador para declarar o Imposto de Renda.

Na dúvida, um profissional qualificado pode te economizar algumas boas horas, além de evitar dor de cabeça futura e prejuízos.

Save your money e até a próxima!

A Fortuna Contábil é um escritório de contabilidade especializado em segmentos como comércio, advocacia, prestadores de serviço, representação e microempreendedor individual.

Atua a 5 anos trazendo inovação e profissionais multidisciplinares e especializado em suas áreas de atuação.

Melhor que isso, apenas isso somado a melhor tecnologia para gestão contábil.

É isso o que entregamos para você! Uma experiência fácil e descomplicada com a contabilidade, da abertura da sua empresa, ao infinito e além…

Este Conteúdo Te Ajudou?

Receba mais conteúdos incríveis como esse?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos por email.

© fortuna contabilidade 2021

(11) 2378 4272 | (11) 9.6643-2501 | (11) 9.6378-2117

contato@fortunacontabilidade-com-br.umbler.net

Rua Santana Nº 107 - Sala 01 - Centro, Mogi Das Cruzes/SP

Classifique nosso post [type]
Recomendado
No artigo Imposto de Renda 2022 vimos como funciona esse…
Cresta Posts Box by CP