Publicado em 11 de Março de 2022. | Atualizado em 11 de Março de 2022.
Por: Redação Fortuna Contábil.

Fundo de emergência: Devo ter também para minha empresa?

Fundo de emergência Devo ter também para minha empresa

Fundo de emergência ou reserva de emergência são termos que ouvimos bastante quando o assunto é educação e saúde financeira.

Nesse artigo vamos ver como definir e juntar o valor correto, além de onde deixá-lo investido e quando usar o fundo de emergência da sua empresa.

O que é fundo de emergência?

Seja para pessoa física ou para sua empresa, ter um fundo de emergência garante mais segurança para enfrentar crises que possam vir a acontecer ou imprevistos.

No caso da pessoa física, o fundo de emergência corresponde ao custo de vida de uma pessoa ou família, portanto quando tratamos do fundo de emergência para uma empresa precisamos levantar todos os custos de funcionamento.

Agora que entendemos o que é de fato, vamos ver como definir o valor do fundo de emergência para sua empresa.

Como definir o valor do fundo de emergência?

Não existe ao certo um valor exato para o fundo de emergência, portando é recomendado que uma empresa possua uma reserva que garante pelo menos 6 meses o seu funcionamento.

Sendo assim, primeiramente devemos levantar todos os custos fixos e a média dos últimos 6 meses dos custos variáveis da empresa.

Fazemos então a multiplicação da soma dos valores pelo número de meses (6 no caso de seguir o recomendado).

Fazendo um bom controle de caixa e demonstrativos da sua empresa, esse cálculo é relativamente simples, o maior desafio pode estar no próximo passo, juntar e reservar o valor para o fundo de emergência.

Como juntar o valor do fundo de emergência?

O primeiro passo para construir seu fundo é o planejamento.

Cada empresa possui margem bruta e liquida diferentes, portanto o montante alocado e o tempo para a construção dessa reserva pode variar.

Entretanto o recomendado é que de 10% a 30% do lucro líquido da empresa seja reservado para o fundo até que seu valor calculado seja alcançado.

Onde investir o fundo de emergência?

Dinheiro também pode gerar dinheiro e caso fique “parado” ou mal aplicado pode perder seu valor por conta da inflação.

Sendo assim, após definir o valor do seu fundo de emergência e planejar como fazer a reserva, é de sua importância que você escolha o investimento certo para alocar esse montante.

Como recomendação uma das melhores formas de garantir que seu dinheiro renda jurus e esteja acessível para uma emergência, são os ativos de renda fixa com liquidez imediata, ou seja investimentos que permitam que esse dinheiro seja sacado imediatamente, como por exemplo: LCI/LCA, CDBs ou Tesouro SELIC, seja qual for sua opção, não se esqueça de que deve ter liquidez diária.

Parece obvio, mas vale apena lembrar… Não faça investimentos de alto risco nem investimentos com prazo de imobilização do valor aportado, como investimentos com prazos mínimos de 3, 6 ou 12 meses para sacar por exemplo.

Quando usar o fundo de emergência?

Bom, agora que já definimos, juntamos e sabemos onde investir nosso fundo de emergência, enfim, quais são os cenários onde devemos utilizá-lo?

Diferente do que muitos pensam, o fundo de emergência não serve apenas para “apagar o fogo”, ele também pode ser usado como investimento para aproveitar oportunidades de crescimento da empresa.

Sendo assim, essa reserva pode ser acionada tanto em momentos de crise, baixa nos caixas ou gastos imprevistos da empresa, como também para aproveitar oportunidades onde não existe outra fonte de recursos, sendo alocada para investimento para novos negócios, compra de maquinários ou contratações temporárias por exemplo.

Conclusão

Vimos todos os passos para criar o fundo de emergência da sua empresa, que além de garantir mais segurança para sua operação, também pode ser uma fonte de recursos para investimentos emergenciais.

Lembre-se de que um bom contador irá entender o momento e os números de sua empresa e orientá-lo ainda melhor.

Save your money e até a próxima!

A Fortuna Contábil é um escritório de contabilidade especializado em segmentos como comércio, advocacia, prestadores de serviço, representação e microempreendedor individual.

Atua a 5 anos trazendo inovação e profissionais multidisciplinares e especializado em suas áreas de atuação.

Melhor que isso, apenas isso somado a melhor tecnologia para gestão contábil.

É isso o que entregamos para você! Uma experiência fácil e descomplicada com a contabilidade, da abertura da sua empresa, ao infinito e além…

Este Conteúdo Te Ajudou?

Receba mais conteúdos incríveis como esse?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos por email.

© fortuna contabilidade 2021

(11) 2378 4272 | (11) 9.6643-2501 | (11) 9.6378-2117

contato@fortunacontabilidade-com-br.umbler.net

Rua Santana Nº 107 - Sala 01 - Centro, Mogi Das Cruzes/SP

Classifique nosso post [type]
Recomendado
O dinheiro movimenta todas as operações de uma empresa, sem…
Cresta Posts Box by CP