Menu
Por: Redação Fortuna Contábil.
A contabilidade é muito mais antiga do que podemos imaginar, para ter ideia foram encontradas técnicas de contagens em desenhos rupestres, isso mesmo, até os homens das cavernas já sabiam da importância de contabilizar seus recursos.
Porém a ciência da contabilidade, ou a contabilidade moderna teve início em 1494 quando o Frei Luca lançou o Tratado da Contabilidade por Partidas Dobradas. Os principais legados deste tratado são algumas convenções que são utilizadas até os dias atuais, além das técnicas para o controle de Perdas e Lucros.
Agora, vindo para a prática, a contabilidade é o processo de identificar, mensurar, analisar e conceder informações financeiras e econômicas importantes e necessárias para a tomada de decisões de todas as partes interessadas.
Uma observação importante é de que não devemos confundir a contabilidade com a tesouraria da empresa. Ambas fazem parte da área financeira, mas enquanto a tesouraria tem o papel de atuação mais no dia a dia com a gestão das cobranças, pagamentos e fluxo de caixa, a controladoria atua com a contabilidade financeira, a contabilidade gerencial e o planejamento financeiro.
A contabilidade financeira é responsável pelo registro e a organização das transações da empresa, além da elaboração dos relatórios e demonstrações financeiras. O profissional que atua nessa área deve dominar as normas e princípios contábeis para que as publicações desses documentos sejam sempre feitas em conformidade com a linguagem universal da contabilidade.
A contabilidade gerencial é responsável por colher e analisar dados financeiros e não financeiros a fim de elaborar relatórios internos que ajudam os administradores em suas decisões. As informações entregues por esse profissional são usadas pelos administradores para planejar e implantar as estratégias de curto, médio e longo prazo da empresa.
O Planejamento Financeiro anda lado a lado com a contabilidade gerencial. Aqui além da elaboração do orçamento financeiro, é feito a comparação do planejado com o realizado e emitido os relatórios de acompanhamentos para a área gerencial.
Para a grande maioria das empresas é fora da realidade ter um profissional interno para cuidar da contabilidade, e até mesmo grandes empresas muitas vezes entendem que terceirizar sua contabilidade pode ser vantajoso, entre tantos motivos o principal é o baixo custo para ter profissionais especializados em sua área de atuação.
Então vamos entender o que um escritório de contabilidade pode fazer pelo seu negócio.
“Nada acontece antes de ter um CNPJ.”
Confecção do contrato social, emissão de CNPJ, Inscrição Estadual, cadastro no SINTEGRA, Alvará de Funcionamento e por aí vai…
Os escritórios de contabilidade têm profissionais especializados nos tramites para abertura e estabelecimento da empresa, que além agilizar e facilitar todo esse processo, garante que tudo seja feito da forma correta.
Depois de aberta a empresa cresce, abre filiais, sofre alterações societárias e em alguns casos, infelizmente, também fecham. A assessoria empresarial também atua para garantir que esses tramites sejam feitos dentro da legalidade e não tragam nenhum tipo de entrave ou problema no futuro.
Governo, autoridades fiscais, sindicatos, bancos, investidores, acionistas, fornecedores, funcionários, clientes e por fim, também os concorrentes. Esses são os usuários da contabilidade, ou seja, as partes interessadas pelas informações econômicas de uma empresa.
Após a empresa aberta e estabelecida, o primeiro papel da contabilidade é fornecer, em conformidade, as informações financeiras e econômicas para as devidas finalidades a cada um desses stakeholders.
Esse papel da contabilidade muitas vezes é visto como “mera burocracia”, principalmente pelas pequenas e médias empresas, porém é de extrema importância para manter a legalidade da situação fiscal das empresas, além de garantir o “bom nome” da empresa na praça, o que influencia diretamente as negociações com clientes e fornecedores, e facilita o acesso a melhores condições de crédito ou oportunidades de investimento com as instituições financeiras.
O recolhimento de impostos é uma obrigação de toda empresa e as leis e enquadramentos tributários no Brasil são bastante complexos. Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real, quais as características de cada enquadramento e qual é o melhor para o momento da sua empresa?
A contabilidade é responsável por encontrar o melhor regime tributário para a sua empresa, a fim que ela possa atuar dentro da legalidade, mas sem pagar mais impostos do que é necessário.
O enquadramento tributário correto está diretamente ligado aos lucros e resultados da empresa e pode ser decisivo para a viabilidade ou inviabilidade de um negócio.
– O senhor pode me ajudar? Diz Alice.
– Claro. Responde o Gato.
– Para onde vai essa estrada?
– Para aonde você quer ir?
– Eu não sei. Estou perdida.
– Para quem não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve.
Alice no País das Maravilhas
Mais claro do que o Gato deixa não dá para ficar, não é mesmo?
Sem planejamento não tem como saber o que está dando certo ou errado, ele é a base para um bom controle financeiro.
O controle financeiro é crucial para a saúde de uma empresa. A desorganização das finanças compromete o fluxo de caixa, o que pode minar as chances de crescimento da sua empresa ou até mesmo levá-la a falência.
A boa notícia é que as rotinas de controle é mais um dos papéis que o escritório de contabilidade pode assumir. Nem sempre é fácil manter tudo em ordem e terceirizar essa tarefa pode te ajudar a focar em outros pontos importantes para o crescimento do seu negócio.
Departamento Pessoal.
Apesar do Departamento de Recursos Humanos estar a parte da Contabilidade, alguns dados são necessários para fins contábeis como a elaboração da folha de pagamento, cálculo de desconto de impostos, rescisões, benefícios e por aí vai…
Por conta dessa proximidade e a necessidade de troca de informações entre os 2 setores, é bastante comum que os escritórios de contabilidade tenham profissionais dedicados ao departamento pessoal e a assessoria trabalhista.
Por ser uma área que muitas vezes também carece de profissionais internos, é comum os escritórios de contabilidades assumirem processos e rotinas do RH para auxiliar as empresas e também garantir que sejam entregues todas as responsabilidades contábeis relacionadas.
Além destas rotinas e obrigações os escritórios de contabilidade podem prestar consultorias ou outras assessorias relacionadas as suas especialidades e segmentos de atuação.
Agora que você já entende o papel e a importância da contabilidade para sua empresa, o próximo passo é saber como escolher o escritório de contabilidade ideal para o momento da sua empresa.
Save Your Money e até a próxima!
Fortuna Contábil.
A Fortuna Contábil é especialidade em seguimentos como comércio, advocacia, prestadores de serviço, representação e microempreendedor individual.
Atua a 5 anos trazendo inovação e profissionais multidisciplinares e especializado em suas áreas de atuação.
Melhor que isso, apenas isso somado a melhor tecnologia para gestão contábil.
É isso o que entregamos para você! Uma experiência fácil e descomplicada com a contabilidade, da abertura da sua empresa, ao infinito e além…
Receba mais conteúdos incríveis como esse?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos por email.
(11) 2378 4272 | (11) 9.6643-2501 | (11) 9.6378-2117
contato@fortunacontabilidade-com-br.umbler.net
Rua Santana Nº 107 - Sala 01 - Centro, Mogi Das Cruzes/SP