Menu
Dando continuidade a saga de tópicos relacionados à abertura de empresa (acompanhe desde o início clicando aqui), hoje vamos falar sobre alvará de funcionamento. Entenda a serventia e a necessidade do documento. Saiba também como solicitá-lo agora.
O alvará de funcionamento é o documento expedido pela prefeitura ou outro órgão municipal que autoriza o desenvolvimento de atividades empresariais em determinada localidade e em virtude do seu ramo de atuação.
Em princípio, toda empresa necessita de um alvará de funcionamento. Tanto as empresas que envolvam atividades de risco, como incêndio, explosões e perigos biológicos, quanto as que envolvam fluxo e circulação de pessoas, estoque e armazenamento, carga e descarga, aglomerações.
Antes de dar o primeiro passo e abrir sua empresa, é preciso considerar as questões referentes ao alvará de funcionamento. Certas atividades estão restritas a zonas de comércio e indústria. Operações ruidosas, por exemplo, não podem ser desenvolvidas em zonas residenciais.
Existem quatro tipos de alvarás: um para cada tipo de imóvel e lotação máxima. São eles: alvará de funcionamento; alvará de Funcionamento de local de reunião; alvará de funcionamento condicionado e alvará de funcionamento para eventos públicos e temporários.
A atuação dentro da lei exige o alvará de funcionamento. Ele se traduz em segurança e idoneidade para os clientes.
Caso você seja pego em vistoria sem alvará, poderá ser multado. Em casos graves, como no exercício de atividades de risco ou reincidência, o estabelecimento fica sujeito a apreensão e pode ser fechado.
Geralmente, o alvará de funcionamento é solicitado gratuitamente via internet. Antes de solicitá-lo reúna todas as informações do imóvel, incluindo o comprovante de pagamento do IPTU, seus documentos pessoais e esteja preparado também para declarar a atividade que você pretende empreender e a área destinada aos consumidores.
Fique atento se seu imóvel é alugado, pois não é possível instalar dois CNPJs no mesmo endereço. Procure inteirar-se com o proprietário para verificar a necessidade de renovar o documento. O procedimento é burocrático e prevê o pagamento de taxas.
Com a Lei nº 13.874 de setembro de 2019, atividades de baixo risco ficam dispensadas de alvarás e licenças de funcionamento. A classificação de risco fica a critério de cada estado e município. Caso você não saiba, seu contador poderá te ajudar!
Nessa série de publicações sobre abertura de empresas, percebemos quantos detalhes permeiam a questão. Quanto ao alvará de funcionamento, já pensou comprar ou alugar um imóvel para, no fim, não poder desenvolver o planejado?
O auxílio de um contador é fundamental desde o princípio da firma. Construa seu negócio com bases sólidas e alicerces fortes. Tenha em mente que os fundamentos são responsáveis pela sustentabilidade do seu empreendimento.
O alvará de funcionamento é um dos componentes importantes para a fundação de uma firma. Procure seu contador ou migre para a Fortuna Contábil.
Save Your Money e até a próxima!
A Fortuna Contábil é um escritório de contabilidade especializado em segmentos como comércio, advocacia, prestadores de serviço, representação e microempreendedor individual.
Atua a 5 anos trazendo inovação e profissionais multidisciplinares e especializado em suas áreas de atuação.
Melhor que isso, apenas isso somado a melhor tecnologia para gestão contábil.
É isso o que entregamos para você! Uma experiência fácil e descomplicada com a contabilidade, da abertura da sua empresa, ao infinito e além…
Receba mais conteúdos incríveis como esse?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos por email.
(11) 2378 4272 | (11) 9.6643-2501 | (11) 9.6378-2117
contato@fortunacontabilidade-com-br.umbler.net
Rua Santana Nº 107 - Sala 01 - Centro, Mogi Das Cruzes/SP