Menu
Segundo a lei no 8.846, de 21 de janeiro de 1994, a emissão de nota fiscal é direito e dever do vendedor e do consumidor, e para um e-Commerce não seria diferente.
O recolhimento de impostos mantém saúde, educação e segurança públicas funcionando no país. Afora obrigações, emitir e exigir nota fiscal são atos de cidadania.
Apesar da lei que dispõe sobre a emissão de documentos fiscais ter quase 30 anos, ela prevê para os e-commerces (varejo virtual) e os microempreendedores individuais (MEI) obrigações com a Receita Federal. Para além da legalidade, confira outros quatro motivos para emitir nota fiscal (NF).
As notas fiscais são os documentos oficiais (conheça as diferenças entre elas) que declaram, entre outras informações, a compra-venda de um produto ou serviço. Além de indicarem a pertença de um bem, por meio dela acionam-se as garantias legais de uma mercadoria, pré e pós-venda, tanto para fornecedores e matérias primas, quanto para trocas e assistências técnicas.
Para o e-commerce, emitir nota fiscal é ainda mais importante no relacionamento com o cliente. Ela atesta a procedência e originalidade do produto, conferindo credibilidade à empresa e convertendo vendas.
Ter a empresa habilitada para emitir NF-e figura entre os requisitos para vender nos maiores marketplaces do país.
As plataformas de varejo virtual exigem certa burocracia para se cadastrar e fazer mais negócios. Via de regra as plataformas de e-commerce solicitam, entre outras condições, CNPJ ativo, CNAE varejista e emissão de nota fiscal.
De acordo com a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), que representa a categoria de e-commerce no país, o setor movimenta 323,5 bilhões no mercado total e representa 43% nos canais de consumo das famílias brasileiras.
A expressividade dos números torna o comércio eletrônico bastante atrativo e, por isso, é difícil manter-se fora.
Desde 2018, estenderam-se aos microempreendedores individuais (MEIS) e pessoas físicas exigências do fisco à circulação de mercadorias no país.
Para o despacho tornou-se obrigatória a fixação da NF-e ou declaração de conteúdo na embalagem externa do objeto.
Porém, por se tratar de um documento sem validade fiscal, a declaração de conteúdo não atesta a procedência ou o custo do objeto enviado.
Grandes transportadoras, então, deixam de cobrir eventuais avarias dos itens transportados, o que é normalmente segurado com uma NF-e, além do furto e extravio.
O artigo 1° da Lei 8.137/1990 considera criminosa a sonegação fiscal bem como fraudes, omissões e outras contravenções.
Se o seu negócio não emite documento fiscal e for denunciado ou identificado pela Receita Federal, a empresa fica sujeita a 10% a 100% de multa sobre o valor de cada nota contestada e o administrador à reclusão de 2 a 5 anos.
Gerar nota fiscal, contudo, não é um bicho de sete cabeças. Com o uso da tecnologia, tornou-se muito mais simples.
Os softwares de gestão integrados, famosos ERPs, controlam diferentes áreas de uma empresa em uma única plataforma: financeiro, comercial, pessoal, administrativo, fiscal e, para e-commerces, existem módulos para gerir também marketplaces.
A maioria dos sistemas gera e armazena as NF-es rápida e facilmente, vencendo a morosidade da plataforma desenvolvida pelo governo.
Fica a dica de 7 ERPs que vale a pena conhecer!
Para programar o ERP ou um software emissor, é necessário estar com o CNPJ e cadastro na Secretaria Fazenda (SEFAZ) regularizados e adquirir certificado digital.
Um bom contador — além de auxiliar com essas questões — planeja, controla, revisa e gerencia as obrigações tributárias, evitando desperdícios e prevenindo falhas e multas.
Além de um dever moral, atuar dentro da legalidade e emitir nota fiscal é vantajoso para o país e para o seu negócio, principalmente se ele é e-commerce.
Você está preparado para emitir nota fiscal? Então, você certamente já se convenceu da importância da contabilidade no início e ao longo da existência da sua empresa.
Na Fortuna Contábil você encontra profissionais especializados para gerir, planejar e assessorar com excelência diferentes segmentos não apenas do seu negócio, mas também para pessoas físicas.
Save Your Money e até a próxima!
A Fortuna Contábil é um escritório de contabilidade especializado em segmentos como comércio, advocacia, prestadores de serviço, representação e microempreendedor individual.
Atua a 5 anos trazendo inovação e profissionais multidisciplinares e especializado em suas áreas de atuação.
Melhor que isso, apenas isso somado a melhor tecnologia para gestão contábil.
É isso o que entregamos para você! Uma experiência fácil e descomplicada com a contabilidade, da abertura da sua empresa, ao infinito e além…
Receba mais conteúdos incríveis como esse?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos por email.
(11) 2378 4272 | (11) 9.6643-2501 | (11) 9.6378-2117
contato@fortunacontabilidade-com-br.umbler.net
Rua Santana Nº 107 - Sala 01 - Centro, Mogi Das Cruzes/SP