Publicado em 20 de Julho de 2021. | Atualizado em 20 de Julho de 2021.
Por: Redação Fortuna Contábil.

e-Commerce - Preciso emitir nota fiscal?

Segundo a lei no 8.846, de 21 de janeiro de 1994, a emissão de nota fiscal é direito e dever do vendedor e do consumidor, e para um e-Commerce não seria diferente.

O recolhimento de impostos mantém saúde, educação e segurança públicas funcionando no país. Afora obrigações, emitir e exigir nota fiscal são atos de cidadania.

Apesar da lei que dispõe sobre a emissão de documentos fiscais ter quase 30 anos, ela prevê para os e-commerces (varejo virtual) e os microempreendedores individuais (MEI) obrigações com a Receita Federal. Para além da legalidade, confira outros quatro motivos para emitir nota fiscal (NF).

Porque emitir nota fiscal no seu e-Commerce

Garantia e confiança para seu e-Commerce

As notas fiscais são os documentos oficiais (conheça as diferenças entre elas) que declaram, entre outras informações, a compra-venda de um produto ou serviço. Além de indicarem a pertença de um bem, por meio dela acionam-se as garantias legais de uma mercadoria, pré e pós-venda, tanto para fornecedores e matérias primas, quanto para trocas e assistências técnicas.

Para o e-commerce, emitir nota fiscal é ainda mais importante no relacionamento com o cliente. Ela atesta a procedência e originalidade do produto, conferindo credibilidade à empresa e convertendo vendas.  

Cadastro do e-Commerce em marketplaces

Ter a empresa habilitada para emitir NF-e figura entre os requisitos para vender nos maiores marketplaces do país.

As plataformas de varejo virtual exigem certa burocracia para se cadastrar e fazer mais negócios. Via de regra as plataformas de e-commerce solicitam, entre outras condições, CNPJ ativo, CNAE varejista e emissão de nota fiscal.

De acordo com a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), que representa a categoria de e-commerce no país, o setor movimenta 323,5 bilhões no mercado total e representa 43% nos canais de consumo das famílias brasileiras.

A expressividade dos números torna o comércio eletrônico bastante atrativo e, por isso, é difícil manter-se fora.

Envio e cobertura

Desde 2018, estenderam-se aos microempreendedores individuais (MEIS) e pessoas físicas exigências do fisco à circulação de mercadorias no país.

Para o despacho tornou-se obrigatória a fixação da NF-e ou declaração de conteúdo na embalagem externa do objeto.

Porém, por se tratar de um documento sem validade fiscal, a declaração de conteúdo não atesta a procedência ou o custo do objeto enviado.

Grandes transportadoras, então, deixam de cobrir eventuais avarias dos itens transportados, o que é normalmente segurado com uma NF-e, além do furto e extravio.

Penalidades e multa

O artigo 1° da Lei 8.137/1990 considera criminosa a sonegação fiscal bem como fraudes, omissões e outras contravenções.

Se o seu negócio não emite documento fiscal e for denunciado ou identificado pela Receita Federal, a empresa fica sujeita a 10% a 100% de multa sobre o valor de cada nota contestada e o administrador à reclusão de 2 a 5 anos.

Gerar nota fiscal, contudo, não é um bicho de sete cabeças. Com o uso da tecnologia, tornou-se muito mais simples.

Os softwares de gestão integrados, famosos ERPs, controlam diferentes áreas de uma empresa em uma única plataforma: financeiro, comercial, pessoal, administrativo, fiscal e, para e-commerces, existem módulos para gerir também marketplaces.

A maioria dos sistemas gera e armazena as NF-es rápida e facilmente, vencendo a morosidade da plataforma desenvolvida pelo governo.

Fica a dica de 7 ERPs que vale a pena conhecer!

Assessoria profissional

Para programar o ERP ou um software emissor, é necessário estar com o CNPJ e cadastro na Secretaria Fazenda (SEFAZ) regularizados e adquirir certificado digital.


Um bom contador — além de auxiliar com essas questões — planeja, controla, revisa e gerencia as obrigações tributárias, evitando desperdícios e prevenindo falhas e multas.

Conclusão

Além de um dever moral, atuar dentro da legalidade e emitir nota fiscal é vantajoso para o país e para o seu negócio, principalmente se ele é e-commerce.

Você está preparado para emitir nota fiscal? Então, você certamente já se convenceu da importância da contabilidade no início e ao longo da existência da sua empresa.

Na Fortuna Contábil você encontra profissionais especializados para gerir, planejar e assessorar com excelência diferentes segmentos não apenas do seu negócio, mas também para pessoas físicas.

 

Save Your Money e até a próxima!

A Fortuna Contábil é um escritório de contabilidade especializado em segmentos como comércio, advocacia, prestadores de serviço, representação e microempreendedor individual.

Atua a 5 anos trazendo inovação e profissionais multidisciplinares e especializado em suas áreas de atuação.

Melhor que isso, apenas isso somado a melhor tecnologia para gestão contábil.

É isso o que entregamos para você! Uma experiência fácil e descomplicada com a contabilidade, da abertura da sua empresa, ao infinito e além…

Este Conteúdo Te Ajudou?

Receba mais conteúdos incríveis como esse?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos por email.

© fortuna contabilidade 2021

(11) 2378 4272 | (11) 9.6643-2501 | (11) 9.6378-2117

contato@fortunacontabilidade-com-br.umbler.net

Rua Santana Nº 107 - Sala 01 - Centro, Mogi Das Cruzes/SP

Classifique nosso post [type]
Recomendado
Tem uma empresa ou empreende e ainda não sabe o…
Cresta Posts Box by CP