Menu
No artigo 6 Indicadores contábeis essenciais para seu negócio, vimos que índice de liquidez é o indicador mensura a capacidade de uma empresa em cumprir com suas obrigações em curto prazo. Sendo assim é importante para analisar a segurança da operação e pode ajudar a empresa a obter crédito com fornecedores ou com instituições financeiras.
Agora vamos entender as 4 principais formas de medir o índice de liquidez, são elas o Índice de Liquidez Corrente, Liquidez Seca, Liquidez Imediata e Liquidez Geral.
O Índice de Liquidez Corrente aponta a capacidade da empresa em cumprir com suas obrigações imediatas.
A fórmula para calcular esse índice é simples:
ILC = ativo circulante / passivo circulante.
Ativos circulantes são aqueles que temos disponibilidade imediata ou a curto prazo como, Caixa, Estoque, Contas a receber, entre outros.
Já os passivos circulantes são as obrigações a curto prazo como contas a pagar, fornecedores, empréstimo, entre outros.
O Índice de Liquidez Seca é bastante semelhante ao de Liquidez Corrente, porém neste não são considerados os estoques, pois considera-se que eles serão liquidados em uma possível exigência.
Portanto sua fórmula é:
ILS = (ativo circulante – estoques) / passivo circulante.
Assim como o nome sugere, o Índice de Liquidez Imediata considera somente os recursos que temos disponíveis imediatamente, ou seja, o caixa disponível da empresa e o que pode ser convertido em caixa de forma rápida (90 dias).
Sendo assim, a fórmula para calcular esse índice é:
ILI = recursos disponíveis imediato / passivo circulante.
Do outro lado da Liquidez Imediata, temos o Índice de Liquidez Geral. Ele mostra a capacidade de pagamento da empresa a longo prazo. Para isso além de considerar os ativos e passivos circulantes como na Liquidez Corrente, também são considerados os realizáveis a longo prazo e passivos não circulantes.
A fórmula para seu cálculo é:
ILG = (ativo circulante + ativo não circulante) / (passivo circulante + passivo não circulante).
Ativo não circulante são, por exemplo: adiantamentos e despesas antecipadas, créditos fiscais, investimentos e vendas com prazo de recebimento acima de 12 meses.
Já os passivos não circulantes são, por exemplo: empréstimos de longo prazo, aportes financeiros dos sócios, investidores e/ou acionistas, e compras divididas em prestações, todos eles com período acima de 12 meses.
Vimos que o Índice de Liquidez não é nenhum “bicho de sete cabeças”, porém para calculá-los facilmente é importante manter os controles e relatórios em dia.
Conhecer os 4 Índices de Liquidez do seu negócio garante que tenha segurança no planejamento financeiro de curto, médio e longo prazo, além de facilitar o acesso a crédito e credores.
Agora que já conhece as formas de calcular o Índice de Liquidez da sua empresa, vale a pena conferir Qual a diferença e como calcular a Margem Bruta e Margem Liquida pra seus produtos e negócio.
Save your money e até a próxima!
A Fortuna Contábil é um escritório de contabilidade especializado em segmentos como comércio, advocacia, prestadores de serviço, representação e microempreendedor individual.
Atua a 5 anos trazendo inovação e profissionais multidisciplinares e especializado em suas áreas de atuação.
Melhor que isso, apenas isso somado a melhor tecnologia para gestão contábil.
É isso o que entregamos para você! Uma experiência fácil e descomplicada com a contabilidade, da abertura da sua empresa, ao infinito e além…
Receba mais conteúdos incríveis como esse?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos por email.
(11) 2378 4272 | (11) 9.6643-2501 | (11) 9.6378-2117
contato@fortunacontabilidade-com-br.umbler.net
Rua Santana Nº 107 - Sala 01 - Centro, Mogi Das Cruzes/SP