Menu
Você consegue imaginar um programa em que seja possível verificar em um único relance dados de todos os segmentos da sua empresa, correlacionando-os, incluindo filiais? Vendas, estoques, fluxo caixa, balanço, notas fiscais, cadastro de clientes, orçamentos, produção: tudo em um só lugar.
Muito bom, né? E já é realidade a bastante tempo.
Softwares de ERP (Enterprise Resource Planing) estão no mercado há pelo menos 30 anos. Hoje vamos conhecê-los melhor e entender por que, quando, como e onde implantá-los.
Enterprise Resource Planing (ERP), do inglês, Planejamento de Recursos da empresa, nada mais é que uma ferramenta tecnológica desenvolvida com o intuito de centralizar, em um único sistema de gestão, informações de todos os setores de uma empresa: operacional, comercial, financeiro, fiscal, pessoal e administrativo.
Essas áreas compõem diferentes módulos que são acrescidos ao programa principal, de acordo com a necessidade do cliente.
Trata-se de uma solução flexível, e que pode ser personalizada para superar procedimentos burocráticos; coletar, controlar, armazenar, interpretar informações e administrar o seu negócio.
Antigamente, cada um dos departamentos de uma empresa fazia uso de seu próprio sistema para controlar processos internos e tarefas em cada um desses programas.
Em consequência, informações da companhia como um todo encontravam-se dispersas, confinadas em suas respectivas áreas.
Para estudar a firma por inteiro, era necessário levantar dados e gerar relatórios de cada setor: um longo passeio (ou uma árdua travessia).
Dentre os problemas encontrados nessa caminhada estão a morosidade na obtenção e análise de informações, a falta de comunicação entre departamentos e as falhas causadas pelo uso de diversos sistemas diferentes utilizados por cada departamento da empresa.
Reunir e integrar dados e processos em um único sistema computacional confere melhor fluxo ao trabalho. Entraves — sejam em processos internos, inconformidades, máquinas ou colaboradores — são detectados e corrigidos mais rapidamente com otimização da comunicação entre equipes. Além disso, o cruzamento de dados de diferentes setores permite automatizar ainda mais os processos.
Da automação decorre a otimização do tempo e diminuição da interferência humana, aumentando a produtividade e canalizando as energias para processos criativos e estratégicos. Estes, inclusive, tornam-se mais acertados graças ao levantamento instantâneo e preciso de dados.
O gerenciamento integrado de todas as informações do negócio, proporcionado pelo ERP, oferece uma visão holística da empresa. Os controles agem eficiente e eficazmente.
Com os relatórios mais precisos e atualizados, as análises se tornam mais confiáveis e assertivas. Melhorando o desempenho do negócio.
● Centralização das informações
● Armazenamento, recuperação e edição de dados é facilitado
○ A exemplo, a inserção de uma venda gera a baixa de um item no estoque, cria novos dados de balanço financeiro e fluxo de caixa, mobiliza o setor de compras para a aquisição de insumos e indica a produção ou reposição de um item;
○ portanto adições feitas em um módulo atualizam também as bases dos outros
● Relatórios síncronos e acurados
● Comunicação intersetorial
● Aprimoramento dos controles
● Economia de recursos
○ Controle rigoroso dos dados permite a contenção de gastos sem comprometer a capacidade produtiva
● Visão holística, conferindo melhor conhecimento da empresa
● Agilidade na detecção e correção de erros
● Automação processos
● Otimização das decisões
● Maior produtividade
A utilidade do ERP é inegável. Porém, é natural que você esteja pensando que esse tipo de sistema gestor não seja para você, mas para grandes companhias.
De fato, as primeiras noções do que viria a ser o ERP nasceram no contexto fabril. Devido à quantidade de processos executados diariamente, é inconcebível pensar em uma indústria sem a implantação de um sistema integrado.
No entrando com a evolução do mercado e a tecnologia, sistemas modulares e acessíveis surgiram. Atualmente existem ERPs que oferecem ótimos recursos e cabem no bolso até mesmo de uma MEI (Microempreendedor Individual).
Então se você,
● não tem acesso direto aos números da sua empresa;
● não consegue registrar e controlar informações sobre estoque, vendas, NF-es entre outras;
● perde tempo navegando entre diferentes planilhas ou sistemas para inserir, editar, excluir ou colher novos dados
● precisa de auxílio da tecnologia para os processos que desconhece (a exemplo, tributação, apuração de ponto etc.)
● tem problemas com a falta de comunicação entre setores da empresa;
Possivelmente, o desempenho do seu negócio pode estar comprometido pela falta de um sistema de gestão integrado.
Implantar um ERP deixou de ser uma tarefa muito difícil. Com as soluções modulares é a cada dia mais fácil fazer seu setupt.
O mais importante é você ter em mente quais são os dados que você precisa controlar e quais os recursos dentro de um ERP serão necessários para sua empresa.
Outro ponto importante é decidir entre um sistema local, onde você irá instalar o programa em um computador/servidor físico em sua empresa, ou em nuvem, onde os recursos são geralmente acessados via navegador em um servidor remoto (em nuvem).
No caso de empresas maiores e que requerem muitos recursos ou customização, pode ser necessário contratar o setup da própria empresa que fornece o ERP. Nesses casos o custo inicial pode variar bastante conforme a demanda.
Existem diversos ERPs no mercado brasileiro. Quando for adquirir o seu sistema de gestão, é importante considera:
• A usabilidade (interface e manuseio fácil e intuitivo)
• Custo de implantação ou mensalidade
• A integração segura (inserção de dados precisa ser prática e a segurança digital garantida)
• Frequência de atualizações (acompanhamento do mercado e da tecnologia)
• Suporte técnico eficiente (ágil e com ampla disponibilidade de atendimento).
Está convencido de que um sistema de gestão integrada pode ser uma ferramenta útil para destravar seu negócio e impulsioná-lo para o sucesso?
Deixamos aqui como sugestão duas opções para pequenas e médias empresas. Mas você pode conferir mais “7 Sistemas que valem a pena conhecer”.
Dispõe gratuitamente o software de gestão para empresas que faturam até R$180 mil/ano. O plano FIT emite notas fiscais e boletos sem complicação, além de fazer o controle financeiro completo e integrado, envolvendo inclusive com a participação do seu contador.
A empresa comercializa sistemas pré-configurados para diversos segmentos do mercado e seus clientes têm acesso a uma plataforma de estudos completa entre outros benefícios.
É um sistema online, multiplataforma com opções grátis para pessoas físicas e MEI e planos de custo baixo para empresas menores. O ponto alto da plataforma é o e-commerce. Ela é plenamente integrada a marketplaces, incluindo sistemas de transportadoras e envios via Correios.
O futuro prevê a informatização. Ela é um caminho sem volta, cuja tendência é o aperfeiçoamento das ferramentas a fim de acompanhar o ritmo das nossas próprias atualizações.
A automação dispensa a intervenção humana em processos burocráticos e lentos. O tempo e esforço liberados podem ser melhor aproveitados desenvolvendo a criatividade, estratégias e também no lazer.
Apresentando-lhe o ERP, esperamos ter contribuído para uma gestão mais inteligente e descomplicada da sua empresa, tal qual a Fortuna Contábil é para assuntos contábeis.
Save Your Money e até a próxima!
A Fortuna Contábil é um escritório de contabilidade especializado em segmentos como comércio, advocacia, prestadores de serviço, representação e microempreendedor individual.
Atua a 5 anos trazendo inovação e profissionais multidisciplinares e especializado em suas áreas de atuação.
Melhor que isso, apenas isso somado a melhor tecnologia para gestão contábil.
É isso o que entregamos para você! Uma experiência fácil e descomplicada com a contabilidade, da abertura da sua empresa, ao infinito e além…
Receba mais conteúdos incríveis como esse?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos por email.
(11) 2378 4272 | (11) 9.6643-2501 | (11) 9.6378-2117
contato@fortunacontabilidade-com-br.umbler.net
Rua Santana Nº 107 - Sala 01 - Centro, Mogi Das Cruzes/SP