Menu
Indicadores são dados que tem por objetivo, como o próprio nome já diz, indicar o desempenho de algo ou processo. Ele pode ser levantado analisado por um período ou por ações.
No caso, os indicadores contábeis, servem para nos auxiliar na análise dos resultados e saúde financeira da empresa e podem ser calculados ou encontrados a partir dos demonstrativos contábeis. Inclusive, vale a pena conferir 4 demonstrativos contábeis que todo empresário deve conhecer.
Então, segue a leitura e veja quais são os 5 indicadores contábeis que recomendamos ter “na ponta da língua”.
A margem bruta é um dos principais indicadores contábeis, pois nos permite comprar e analisar se um produto ou serviço tem uma margem melhor que outro.
A análise desse indicador é importante para as estratégias de vendas e operacional da empresa.
Calculando a margem bruta dos produtos mitigamos o pressuposto que vender um produto mais caro é melhor que vender um mais barato, ou que produtos com o mesmo lucro bruto geram o mesmo resultado.
Confira como é feito o cálculo e conheça melhor esse indicador no artigo Margem bruta e Margem líquida Qual a diferença e como calcular.
Se na margem bruta mensuramos a porcentagem de lucro sem considerar as despesas da empresa, na margem líquida, fazemos esse cálculo considerando todas as despesas fixas e variáveis, além dos impostos incidentes.
É um dos importantes indicadores contábeis, pois nos permite saber quanto lucramos a cada real faturado pela empresa.
Seu cálculo é bastante similar ao da margem bruta, porém nesse caso consideramos o lucro líquido, ou seja, o lucro bruto deduzido das despesas fixas, variáveis e impostos.
Confira como é feito o cálculo e conheça melhor esse indicador no artigo Margem bruta e Margem líquida Qual a diferença e como calcular.
O ciclo operacional mensura qual o tempo médio que a empresa leva da compra do produto, ou no caso de produção, da matéria prima, até o recebimento pela venda.
Calcular o ciclo operacional é importante para fazer o planejamento do fluxo de caixa, pois com ele é possível saber por quanto tempo o valor investido em produto ou matéria prima ficará imobilizado em estoque.
Por fim, podemos afirmar que, quanto menor o ciclo operacional da empresa, menos capital de giro será necessário para manter a operação.
Esse indicador mensura a rentabilidade da empresa, ou seja, quanto de lucro a empresa gera em relação aos investimentos aportados.
Seu cálculo é feito pela divisão do lucro líquido pelo patrimônio líquido da empresa (ROE = LL / PL).
Todo empresário ou investidor busca pela melhor rentabilidade do seu investimento, sendo assim, quanto maior for o ROE da empresa, melhor.
Esse indicador mensura a capacidade de uma empresa em cumprir com suas obrigações em curto prazo, ou seja, qual a sua capacidade de pagamento.
As principais formas de calcular a liquides é através da: Liquidez corrente; Liquidez seca; Liquidez Imediata e Liquidez geral. Para ver como é feito o cálculo de cada Índice de liquidez, confira o artigo Índice de Liquidez: O que é e como calcular.
É um indicador importante para analisar a segurança da operação e pode ajudar a empresa a obter crédito com fornecedores ou com instituições financeiras.
Assim como o nome já diz, esse indicador mensura o grau de endividamento da empresa.
Seu cálculo é feito pela divisão do total dos passivos (circulantes + exigível a longo prazo) pelo total de ativos (IE = Passivos / Ativos).
Esse é outro indicador importante para os credores, pois quanto menor o endividamento maior a segurança dos credores em uma eventual falência da empresa. Sendo assim o baixo índice de endividamento também pode ajudar a empresa a obter crédito com fornecedores ou com instituições financeiras.
Vimos alguns dos principais indicadores contábeis para o seu negócio, mas mais importante do que conhecer é acompanhá-los periodicamente e colocá-los a favor do seu negócio.
Como dica bônus… Um bom contador pode te auxiliar a manter os indicadores contábeis sempre atualizados, além de te dar a segurança de serão calculados da maneira certa.
Save your money e até a próxima!
A Fortuna Contábil é um escritório de contabilidade especializado em segmentos como comércio, advocacia, prestadores de serviço, representação e microempreendedor individual.
Atua a 5 anos trazendo inovação e profissionais multidisciplinares e especializado em suas áreas de atuação.
Melhor que isso, apenas isso somado a melhor tecnologia para gestão contábil.
É isso o que entregamos para você! Uma experiência fácil e descomplicada com a contabilidade, da abertura da sua empresa, ao infinito e além…
Receba mais conteúdos incríveis como esse?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos por email.
(11) 2378 4272 | (11) 9.6643-2501 | (11) 9.6378-2117
contato@fortunacontabilidade-com-br.umbler.net
Rua Santana Nº 107 - Sala 01 - Centro, Mogi Das Cruzes/SP