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A Margem bruta e Margem líquida são 2 dos principais indicadores contábeis que falamos no artigo 6 Indicadores contábeis essenciais para seu negócio.
Por terem sua base de cálculo bastante parecida, acabam gerando dúvida de como fazê-lo corretamente e como aplicar na prática esses indicadores no seu negócio.
Então, segue a leitura. Vamos tirar de vez as dúvidas que envolvem a Margem bruta e Margem líquida.
Esse é o indicador que mensura a porcentagem de lucro que a empresa tem na venda de um produto ou serviço. É chamada margem bruta, pois nesse cálculo não se desconta nenhuma despesa, apenas os custos diretos do produto.
Esse indicador é calculado pela divisão do lucro bruto pela receita liquida do produto.
Por exemplo, se você vende uma camisa por R$80,00 e tem um custo de R$50,00 para aquisição ou produção desse produto, você tem uma margem bruta igual a 37,5%.
Vamos conferir como é feito esse cálculo na prática?
Utilizando os valores do nosso exemplo, temos:
Receita liquida (Valor líquido da venda) = R$80,00
Lucro bruto (Receita Liquida – Custos) > R$80,00 – R$50,00 = R$30,00
Então nosso cálculo fica:
Margem bruta = (Lucro bruto / Receita líquida) x 100
Margem bruta = (30 / 80) x 100
Margem bruta = 0,375 x 100
Margem bruta = 37,5%
A margem bruta é um dos principais indicadores contábeis, pois nos permite comprar e analisar se um produto ou serviço tem uma margem melhor que outro.
Calculando a margem bruta dos produtos mitigamos o pressuposto que vender um produto mais caro é melhor que vender um mais barato, ou que produtos com o mesmo lucro bruto geram o mesmo resultado. Veja o exemplo:
Produto A
Valor de venda = R$80,00
Custos = R$50,00
Lucro bruto = R$30,00
Margem bruta = 37,5%
Produto B
Valor de venda = R$100,00
Custos = R$70,00
Lucro bruto = R$30,00
Margem bruta = 30%
No exemplo o produto A e B tem o mesmo lucro bruto, porém o custo do produto A é menor e consecutivamente sua margem superior ao B. Portando vender mais do produto A é melhor para a rentabilidade e o fluxo de caixa da empresa.
A aproveitando o mesmo exemplo, vemos que a margem bruta do produto A é superior ao do produto B, mesmo com um valor de venda menor. O que estrategicamente, pode tornar a venda desse produto melhor para a empresa.
Por fim, podemos concluir que a análise desse indicador é importante para as estratégias de vendas e operacional da empresa.
Se na margem bruta mensuramos a porcentagem de lucro de um produto ou serviço sem considerar as despesas da empresa, na margem líquida, fazemos cálculo da margem líquida da empresa, unidade ou até mesmo um setor, considerando todas as despesas fixas e variáveis, além dos impostos incidentes.
O cálculo da margem líquida é bastante similar ao da margem bruta, porém nesse caso consideramos o lucro líquido, ou seja, o lucro bruto deduzido das despesas fixas, variáveis e impostos.
Então vamos ao exemplo prático?
A empresa faturou R$100.000,00. Tem despesas fixas de R$30.000,00 e nesse no período analisado despesas variáveis de R$15.000,00. Além disso, pagou R$20.000,00 de impostos.
Deduções (Despesas + Impostos) > R$30.000,00 + R$15.000,00 + R$50.000,00 = R$65.000,00
Lucro líquido (Receita – Deduções) > R$100.000,00 – R$65.000,00 = R$35.000,00
Margem líquida = (Lucro Líquido / Receita líquida) x 100
Margem líquida = (35.000 / 100.000) x 100
Margem líquida = 0,35 x 100
Margem líquida = 35%
O cálculo da margem líquida é um dos importantes indicadores contábeis, pois nos permite saber quanto lucramos a cada real faturado pela empresa.
Utilizando o exemplo dado, sabemos que a margem líquida da empresa é 35%, ou seja, cada R$1,00 faturado gera um lucro líquido R$0,35.
Sendo assim ao planejarmos as metas de vendas e/ou faturamento da empresa, conseguimos ter uma previsão de qual será o lucro em cada exercício, analisar se é favorável ou se empresa precisa fazer ajustes para um cenário melhor.
Apesar dos exemplos dados, a aplicação da análise da margem bruta e margem líquida podem ir muito além, mas uma coisa é clara, conhecer esses indicadores é de suma importância para a estratégia e planejamento da sua empresa.
Save your money e até a próxima!
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